Veja o resumo sobre a lenda do pássaro Uirapuru, ave muito comum na Amazônia Brasileira.


O Uirapuru, ave muito comum na Amazônia Brasileira, é para algumas tribos indígenas um pássaro mágico. Conta a lenda que quem o encontra pode ter um desejo especial realizado.

Os nativos da floresta relatam que quando o Uirapuru canta, toda a floresta fica em silêncio rendendo-lhe homenagem. Heitor Villa-Lobos, ilustre compositor brasileiro, em 1917 compôs uma sinfonia intitulada “Uirapuru“, baseado em material do folclore coletado em viagens pelo interior do Brasil.

A lenda do Uirapuru

Veja também:  Bom Dia com Vontade de Lutar e Vencer! – Mensagens de Bom Dia

De acordo com a lenda, o pássaro uirapuru tinha sido um jovem guerreiro índio, chamado Quaraçá, pertencente a uma nação indígena da floresta amazônica.

Quaraçá adorava passear pelas matas tocando sua flauta de bambu. Ele era apaixonado por uma bela índia chamada Anahí, que era casada com o cacique da tribo.

Sofrendo muito pelo amor impossível, o jovem índio resolveu entrar no meio da floresta para buscar a ajuda do deus Tupã. Entendendo o sofrimento de Quaraçá, Tupã resolveu transformá-lo num pequeno pássaro colorido (vermelho e amarelo com asas pretas), para assim livrá-lo do sofrimento.

Veja também:  Hoje é o dia da pessoa...

Quaraçá, que ganhou o nome de Uirapuru, voou pela floresta com seu forte e lindo canto. Toda vez que via Anahí, pousava e cantava para a jovem índia, que ficava maravilhada com o som daquele pequeno e lindo pássaro.

O cacique da tribo também ficou encantado com o canto do pássaro e, com o objetivo de aprisioná-lo, se perdeu na floresta e nunca mais voltou. Sozinha, restava a Quaraçá ouvir o canto de seu pássaro favorito. E ao jovem índio, agora transformado em pássaro, restava que a índia amada descobrisse quem ele era para desfazer o encanto.

Veja também:  Bom Dia! Seja Luz – Mensagens de Reflexão

O Site Rede de Oração agradece a sua visita!

Lenda do Uirapuru – Mensagens Angels
5 (100%) 38 votes