O que é Carpe diem: A expressão já foi utilizada como inspiração em filmes, poemas e músicas, escrito em latim, carpe diem significa, em uma tradução livre, aproveite o dia.. . Confira o significado:


A expressão Carpe diem pode ser encontrada em Odes (I, 11.8) do poeta romano Horácio (65 – 8 AC), em que aconselha a sua amiga Leucone na frase:
“Tu não indagues (é ímpio saber) qual o fim que a mim e a ti os deuses tenham dado, Leuconoé, nem recorras aos números babilônicos. Tão melhor é suportar o que será! Quer Júpiter te haja concedido muitos invernos, quer seja o último o que agora debilita o mar Tirreno nas rochas contrapostas, que sejas sábia, coes os vinhos e, no espaço breve, cortes a longa esperança. Enquanto estamos falando, terá fugido o tempo invejoso; colhe o dia, quanto menos confia no de amanhã.”

Veja também:  Fé é Deixar Deus Agir – Mensagens de Reflexão

O significado de Carpe Diem é um convite para que se aproveite o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva.

Horácio segue a linha do epicurismo e defende que a vida é breve e a beleza perecível. Sendo a morte a única certeza, o presente deve ser aproveitado antes que seja tarde.

Carpe Diem é viver o hoje sem preocupações com o amanhã. É desfrutar a vida e os prazeres do momento em que se vive. Esta expressão tem o objetivo de lembrar que a vida é breve e efêmera e por isso cada instante deve ser aproveitado. Este tema é muito popular no âmbito da literatura, e teve grande importância na altura do Renascimento e do maneirismo.

Veja também:  Tenho ciúme, sim, e...

No filme A Sociedade dos Poetas Mortos, o personagem de Robin Williams, Professor Keating, utiliza-a assim:
“Mas se você escutar bem de perto, você pode ouvi-los sussurrar o seu legado. Vá em frente, abaixe-se. Escute, está ouvindo? – Carpe – ouve? – Carpe, carpe diem, colham o dia garotos, tornem extraordinárias as suas vidas.”

Nesta cena do filme, o Prof. Keating está em frente a uma galeria de fotos de ex-alunos que formaram na tradicional escola Welton. Ele pede para que os alunos se aproximem da galeria para ouvirem os espíritos de seus predecessores a dizer: “carpe diem”.

No filme Poseidon, o personagem de Richard Dreyfuss, o arquiteto Richard Nelson, utiliza a palavra pedindo para que seus colegas sentados em uma mesa aproveitem o momento e esqueçam seus problemas.

Veja também:  Acordo todos os dias com...

O conceito Carpe diem atingiu uma grande popularidade e por isso muitas pessoas fazem tatuagens com essa expressão em latim.

 

O Site Rede de Oração agradece a sua visita!

O que é Carpe diem? – Mensagens
5 (100%) 18 votes